domingo, 22 de junho de 2008

A Independêcia do grito do Ipiranga



O governo português, percebeu o que acontecia no Brasil, ordenou que D. pedro também voltasse a Portugal. Opartido brasileiro reagiu e conseguiuque oito mil pessoas (a população total do Brasil era de mais ou menos quatro milhões de habitantes!) assinassem um documento pedindo a D. Pedro que ficasse no país. D. Pedro concordou e declarou que não voltaria a Portugal. Esse episódio ficou famoso co mo o Dia do fico.

As tropas enviadas por Portugal tentaramse rebelar, mas logo desistiram. Eram poucas diante das forças obedientes ao príncipe e acabaram expulsas do país. O Brasil estava agora praticamente separado de Portugal.

Em junho de 1822, D. Pedro anunciou que haveria eleições para uma assembléia Constituinte. Ou seja: deputados eleitos para fazer a constituição Brasil! Era o próprio anúncio da Independência.

Mas como os constituintes seriam eleitos? Os radicais queriam que grande parte dos brasileiros tivesse direito ao voto. Já os conservadores do partido brasileiro eram contra. Liderados por José Bonifácio de Andrada e Silva, defendiam o direito de voto restrito aos que tivessem grandes propiedades. Isto é, naquele momento, a luta não era apenas entre os "brasileiros" e "portugueses", mas também entre os conservadores e os radicais.

As Cortes fizeram a última tentativa, ordenando que D. Pedro voltasse imediatamente. O príncipe estava numa viagem de Santos para São Paulo quando proclamou o "grito do Ipiranga", em 7 de setembro de 1822.

Em outubro, D. Pedro foi aclamado e, em dezembro, coroado como o imperador D. Pedro I. Um governante que não tinha sido pelo povo...
ALUNA: Nathália Macedo

Nenhum comentário: