quarta-feira, 11 de junho de 2008

O Bloqueio Continental



A Independência do Brasil se relaciona com acontecimentos fora do país. No inicio do séc. XIX, a França era governada por Napoleão. Uma época de guerras entre a França e outros países europeus. Rival da França era a Inglaterra. Em 18o6, Napoleão decretou o Bloqueio Continental : os países europeus ficaram proibidos de comerciar com a Inglaterra.
Como consequência do bloqueio continental, os ingleses passaram a necessitar desesperadamente de parceiros comerciais. Portugal seria um desses parceiros. Portugal tinha de fazer uma escolha muito complicada: ficar do lado da França ou da Inglaterra. Optando pelo lado da Inglaterra, seria atacado pela França. Escolhendo a França, teria de infrentar o domínio inglês sobre os mares.
O príncipe regente D. João governava Portugal. Até que Napoleão ordenou a invasão de Portugal. As tropas francesas não encontraram resistência. Logo, chegariam em Lisboa.
D. João ficou apavorado. Podia perder o trono e ficar prisioneiro dos franceses. Naquele momento, uma esquadra inglesa anunciou que estava pronta para auxiliar D. João.
ALUNA: Thayse Dias

Nenhum comentário: