quinta-feira, 12 de junho de 2008

A Revolução Liberal do Porto



Depois da chegada de D.João ao Brasil, o Rio de Janeiro conseguiu uma grande liberdade econômica.Quase não era mais uma colônia.A Revolção Liberal do Porto alterou radicalmente a situação.
A Revolução Liberal do Porto que aconteceu em 1820 e eclodiu em Portugal, com a liderança da burguesia. O rei de Portugal era D.João VI que se encontrava no Brasil.
A Revolução Liberal do Porto afetou diretamente o Brasil.A idéia básica do governo português era simples : fazer com que o Brasil voltasse a ser a colônia de antes.
As cortes tomaram as primeiras providências.Aumentaram os impostos, enviaram tropas portuguesas para o Recife e o Rio de Janeiro, nomearam novas autoridades e ordenaram o regresso de D.João a Lisboa.
As ordens da Metrópole não deixaram muita escolha : ou o Brasil voltava a se submeter, ou se separava de vez de Portugal.
D.João deixou o governo do Brasil nas mãos de seu filho, o principe regente D.Pedro I ; dizendo-lhe na hora de partir : "Se o Brasil se separar de Portugal, antes seja para ti do que para qualquer um desses aventureiros".
ALUNA: Dinaiara

Nenhum comentário: